O que é Gravura Digital?

Acredito que a arte é concebida pela materialização do espirito humano, não existe arte quando esta abstração cultivada pelo espirito não possibilita a sua colheita através da sua exteriorização e pela percepção por um outro ser.

Variados suportes são empregados nesta exteriorização do espirito, classicamente são a dança, a música, a escultura, a literatura, o teatro e a pintura, posteriormente incluída a arquitetura, a fotografia e o cinema, contemporaneamente, pela revolução tecnológica, outras formas de exteriorização do espirito humano se agregam a esta lista.

Onde houver a possibilidade material de expressar as abstrações humanas, lá estará a arte nas suas diversas formas e suportes.

Devemos compreender os bens culturais, como elementos artificiais, que ao contrário dos elementos naturais, são frutos do trabalho humano.

Os Bens Naturais devem ser entendidos nos ensinamentos do Jurista Édis Milaré “ Natural tem haver com “nascer” (do latim: nasci, nascer; natus, nascido; naturalis, o que procede do nascimento ou da natureza). Nos processos que são essencialmente naturais ou em fenômenos resultantes da natureza, a mão do homem não intervém: isso pertence a um ordenamento que supera a competência humana.”

Os Bens Artificiais, em contraponto aos Naturais, são frutos do fazer humano. Artificial (do latim artificiale, derivado de artificum, derivado de artifex = ars (arte) + fex, de facere (fazer)) sendo Arte forma de expressão subjetiva do ser humano.

Neste contexto as Gravuras Digitais, são novos suportes para a arte.

Gravuras são imagens obtidas através da impressão de uma matriz. Existem várias modalidades com diferentes nomes dados de acordo com o material usado para a matriz, a ferramenta ou a técnica aplicada.

Cada gravura é única em si e é uma obra original assinada. O fato de haver várias unidades da mesma imagem, nada tem a ver com a questão de sua originalidade. Ao contrário disso, a arte da gravura está justamente na perícia da reprodução da imagem e na fidelidade entre as unidades, possibilitando o acesso de mais pessoas a arte.

 Varias técnicas são utilizadas para estas reproduções, vejamos:

A Xilogravura é a técnica mais antiga para produzir gravuras, e seus princípios são muito simples. O artista retira de uma superfície plana de madeira (a matriz), com o auxílio de ferramentas de corte e entalhe (goivas) as partes que ele não quer que tenham cor na gravura. Após aplicar tinta na superfície, coloca um papel sobre a mesma. Ao aplicar pressão (com uma prensa) sobre essa folha a imagem é transferida para o papel.

A Linoleogravura é uma  técnica que assemelha-se ao entalhe da Xilogravura, no entanto, ao invés de madeira, a matriz é de material sintético - placas de borracha, chamadas "linóleo". Esta técnica é mais recente do que a Xilogravura devido ao material de sua matriz, e foi muito utilizada pelos artistas modernos.

A técnica da Gravura em metal começou a ser utilizada na Europa no século XV. As matrizes podem ser feitas a partir de placas de cobre, zinco, alumínio ou latão. Estas são gravadas com incisão direta ou pelo uso de banhos de ácido. Água-forte, água-tinta, ponta seca são as técnicas mais usuais. A matriz recebe a tinta e uma prensa é utilizada para transferir a imagem para o papel.

A técnica da Litografia parte do princípio químico que água e gordura se repelem. As imagens são desenhadas com material gorduroso sobre pedra calcária e com a aplicação de ácido sobre a mesma, a imagem é gravada. Assim como a gravura em metal, essa técnica também necessita de uma prensa para transferir para o papel a imagem gravada na pedra.

A Serigrafia começa a ser aplicada mais frequentemente por artistas na segunda metade do século XX. Como as técnicas descritas acima, também a serigrafia apresenta diversas técnicas de gravação de imagem. Uma delas é a gravação por processo fotográfico. Imagens são gravadas na tela de poliéster e com a utilização manual de um rodo com a tinta a imagem é transferida para o papel.

A Gravura Digital ou Digigrafia, é um processo contemporâneo de gravação de imagens por meios digitais de impressões com qualidade artística produzidas por uma impressora, possui as mesmas características de expressão da arte tais como as demais formas de Gravuras.

+5581994883988

©2020 por Hélvio Polito Arte Digital. Orgulhosamente criado com Wix.com